terça-feira, 28 de julho de 2015

Phaser VP1 Behringer – Modificações

Olá, há uns anos atrás comprei esse pedal da Behringer e gostei do som dele, porém teve uma reclamação que não é somente minha (rs), pois aquela chave bypass dela ocorre perda de áudio, mesma sem o efeito plugado. Eu sempre deixei esse pedal de lado e ficava pesquisando outros Phaser's, porém nunca havia comprado algo, até que numa viagem pela internet, eu observei diversas alterações no projeto original que buscam uma melhoria no áudio e eu realizei apenas uma que trouxe uma melhora significativa e me deu muita vontade de colocar esse pedal no meu set e fiz.

A mudança que realizei foi a troca da chave bypass por uma chave 3pdt e sim, tornou o pedal true bypass (coisa que ele não era). Confira embaixo a modificação:




   


Prestem bastante atenção na ligação da chave, pois os terminais dela estão horizontais (e sim, eu errei nisso e não obtive sucesso) e outra atenção necessária é no outro conector ali ao lado do conector da chave bypass, que é o conector que leva para as fêmeas do jack, pois é necessário cortar aquele primeiro fio, que no meu pedal é vermelho, na marcação dele na placa é uma tinta quadrada mesmo, igual ao desenho ( e sim, eu esqueci de cortar o fio e não tive sucesso, rs).

Abaixo, eu coloquei uma outra modificação que encontrei no site da handmades, deixando claro que não fiz, mas tem postagens de pessoas que fizeram e obtiveram melhorias no som, como podemos ver nas postagens e em vídeos que foram postados por eles. Eu coloquei o arquivo completo que achei na internet, porém entre parênteses, eu coloquei o valor do componente original do meu pedal e no final da postagem eu coloquei o esquema do projeto (deixando claro que não conferi).

Phaser VP1 Behringer – Modificações

Um excelente phaser baseado no Small Stone, com dois ci's LM13700 e um CA3080. 
Aí vai:

Maior equilíbrio de volume entre os modos da chave Tone e bypass:
R23= 39k (510k)
R32= 560k (5k6)
C9= 22n (cerâmico p/ maior transparência) – (100n SMD)

Efeito vibrato:
R18= 33k (colocar uma chave p/ liga-lo e desliga-lo) – (3k3)

Maior transparência:
C5= 1uF tântalo (1u eletrolítico/50v)
C1= 10uF tântalo (10u eletrolítico/16v)
C13= 100n cerâmico (8u9 SMD)

Efeito leslie:
Colocar chave para alternar entre esses valores e os valores originais.
C11= 22n (100n)
C15= 330n (6n8)
C10= 470p (100n)
C14= 4n7 (100n)


Segue as fotos do meu pedal desmontado para a realização do projeto:














O esquema original:



Links:
- do site da Diystompboxes que foi de onde retirei a minha modificação;
do site da Handmades para vocês conferirem o projeto, que não fiz;
- do youtube, que é um complemento do site do handmades.

http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=96641.0;prev_next=next

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=899.0





2 comentários:

  1. Excelente artigo!Pretendo adquirir um phaser, e gostei desse Behringer. Também quero modificá-lo e deixá-lo mais aprimorado. Não entendo como a empresa não decidiu ainda relançar as novas linhas já com as modificações inclusas. No entanto, obrigado por disponibilizar esse material.

    ResponderExcluir
  2. Cuidado!
    As referências "R23, R33, C9...", bem como todas as outras, são relativas especificamente ao lote de placas usadas na modificação original.
    No seu pedal, por ser uma placa de um lote de outra época, certamente as referências são diferentes. Tipo: o R23 na placa da modificação original não é o mesmo componente que o R23 da placa do seu pedal.

    ResponderExcluir