ASH
A madeira
com a qual é construído um instrumento é responsável por grande parte das
características sonoras, tais como o timbre e o sustain.
De forma
bastante introdutória e superficial, veremos as principais características das
madeiras mais utilizadas na fabricação de guitarras elétricas:
- Mogno (Mahogany):
Madeira macia, pesada, com o som "morno", repleto de freqüências
baixas e médias. Este fator se choca de frente com outras características
ideais para esta parte do instrumento, como: um ótimo sustain e um ataque macio com boa massa final..
Usada nas
Gibson e PRS dentre outras. Existe também o excelente mogno brasileiro mas
hoje, sua comercialização é muito restrita por questões ecológicas.
- Almieiro
(Alder): Madeira dura, densa, de som cheio e encorpado, freqüências
bem equilibradas. É a madeira clássica das Fender Stratocaster e Telecaster.
- Freixo
(Ash): Madeira dura, densa, pesada, porosa, de som estridente. É muito rica
em agudos. Se
relaciona bem com sistemas elétricos, captadores, etc., porém, às vezes, sem
boa resposta de graves. Foi usada nas primeiras stratos e
nas teles. Atualmente é usado nos modelos mais caros da Fender.
- Bordo
(Maple): Madeira muito densa e dura. Ideal para suportar a tensão das
cordas. Por isso é muito utilizada como braço para os instrumentos. É também
utilizada como "Cobertura" no corpo dos instrumentos mais caros de
mogno (como nas Gibson Standart e Custom, bem como nas PRS), pois além de ser
bonita, acrescenta frequências mais altas à sonoridade obscura do mogno. É
muito pesada para servir de corpo, mas existem guitarras com corpo de maple.
Utilizada como braço ou "Top" nas guitarras de praticamente todos os
que tocam blues.
- Ébano
(Ebony): É muito densa, escura, linda, muito brilho, e caríssima, quase
extinta no mundo. É usada como escala das guitarras mais luxuosas. Não é comum
ser utilizada por músicos de blues. É uma madeira mais utilizada em
instrumentos luxuosos.
- Jacarandá
(Rosewood): madeira escura, densa, de cor marrom, do avermelhado ao quase
preto. Sonoridade rica, grave cheio, boa "mordida" em altas
frequências e médios aveludados. Madeira muito porosa, usada na escala de instrumentos.
Muito cara e rara. A grande maioria das guitarras com escala escura são de
rosewood. Também existe no Brasil mas com comercialização restrita.
-Stiffer:
Madeira proeminente da Europa, principalmente da Alemanha. Por esse
motivo é muito comum em instrumentos europeus. Ela possui uma típica cor clara,
um som limpo e com certo brilho. Combina muito bem com a utilização de cordas
de aço, por este motivo é muito usada também em violões elétricos. Colocada em
outras partes do instrumento ou em outros instrumentos, dá ao
mesmo, um timbre bem característico, próprio da madeira de guitarra, tornado-a
bem reconhecível.
– Pau-brasil: Madeira leve e muito resistente a variações
climáticas. Tem boa resposta no que diz respeito à intensidade (volume), pelo
fato de possuir um sustain constante, ataque moderado com uma boa massa sonora
final.
- Cedro:
São utilizados por luthiers brasileiros para a construção de guitarras
stratocaster e uma boa madeira levando em conta o som.
- Basswood: também
usada para corpos, é encontrada frequentemente em guitarras chinesas .baratas
mas também em modelos top de fabricantes como Ibanez, principalmente
Superstrats.
- Nato: Madeira semelhante ao mogno, muito usada em modelos Les Paul de menor
custo.
-
Madeiras Brasileiras -
- Marupá:
usada para corpos, tem a densidade semelhante a do Alder
- Marfim:
usada para braços em substituição ao Maple
- Freijó:
usada para corpos
- Cedro:
usada para corpos e braços, assim como o Mogno
ALDER
Fonte:
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