Tipos de potenciômetros
utilizados na Guitarra:
Logarítmico: Normalmente utilizado como Volume, tem a letra A como símbolo. É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso. Percebe-se que o som já está quase todo fechado entre o (9) e o (7). Do (7) em diante praticamente não se percebe diferença ao girar.
Logarítmico: Normalmente utilizado como Volume, tem a letra A como símbolo. É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso. Percebe-se que o som já está quase todo fechado entre o (9) e o (7). Do (7) em diante praticamente não se percebe diferença ao girar.
Linear: Normalmente utilizado como Tone, tem a letra B como símbolo. É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira até metade do seu curso (5), ele fecha metade do som.
Ambos potenciômetros, não interferem em nada o timbre do instrumento, interferem apenas na graduação da abertura e fechamento do som.
250k - Encontrado normalmente em guitarras com captadores singles. O som tende a ficar mais grave.
500k - Encontrado normalmente em guitarras com captadores humbuckers. O som tende a ficar mais agudo.
1M - Encontrado em algumas guitarras vintages e nos noiseless. O som tende a ficar mais agudo.
Quanto maior o valor do potenciômetro, maior a fidelidade do som, quanto menor o valor, menos agudo sai do instrumento, logo utiliza-se potenciômetros de menor valor para deixar menos agudo o som.
Push Pull: É o potenciômetro que serve também como chave. Normalmente é uma chave dpdt on on, que serve para desativar uma das bobinas de um humbucker, entre outras funções.
Canhoto Logarítmico: É um potenciômetro logarítmico utilizado nos instrumentos de canhoto, já que o log normal instalado em uma guitarra canhota, ao invés de fechar o volume rapidamente entre o 9 e o 7, fecharia rapidamente entre o 3 e o 1, o que fica invertido. Inverter os fios ao soldar o pot não resolve o problema.
Não existe uma regra para a escolha dos potenciômetros logo que todos vão funcionar, deve-se então levar em conta as características do instrumento e o gosto do músico na hora de escolher.
O que normalmente vem de fábrica nos instrumentos e é acolhido como correto são as seguintes configurações:
Stratocaster de 3 singles: Log de 250 k nos três pots ou Log de 250 k no volume e Lineares de 250 k nos tones.
Les Paul, SG: Log de 500 K em todos ou Log de 500 k no volume e Lineares de 500 k nos tones.
Altura da rosca:
Curtos: Tem a rosca de aproximadamente 6mm de altura e servem para instalar somente em escudos.
Médios: Tem a rosca com altura de aproximadamente 1 cm e servem na maioria dos instrumentos onde instala-se na madeira. Pode-se utilizar em escudos também colocando-se mais arroelas para aumentar a altura, ou deixando-os um pouco mais altos mesmo.
Longos: Tem a rosca com 1,8 cm de altura aproximadamente e servem em guitarras modelo Les Paul, que necessitam de uma haste maior para atravessar o corpo. Muitas Les Pauls que não são da Gibson e alguns modelos da Gibson não necessitam de tanta altura.
Referente a qualidade dos potenciômetros: O que difere na qualidade de um potenciômetro é a qualidade sonora e a durabilidade, logo os pots de melhor qualidade soam melhor, valorizando o som do instrumento e evitam gastos freqüentes com a compra de pots novos e com a mão de obra do técnico que irá trocá-los.
Existe muito mais conhecimento sobre potenciômetros além do que foi escrito aqui, este guia serve apenas para quem quer ter uma noção básica para poder escolher os potenciômetros do seu instrumento.
A regra Básica é:
Capitador Single = 250k
Capitador Humbucker = 500k
Volume = Log
Tone = Linear
Escudo = Rosca curta
Madeira = Rosca média
Les Paul = Rosca Longa
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